9.7.12

Brasil, Russia, China, Venezuela, Japão e Coréia do Sul irão investir em novo Canal interoceânico na Nicarágua

via contrainjerencia

O presidente Daniel Ortega assinou no último sábado o projeto de Lei para a construção de um grande canal interoceânico na Nicarágua, alternativo ao do Panamá, diante de milhares de simpatizantes que participaram de uma massiva manifestação sandinista na capital do País.

“Em homenagem a vocês, queridos irmãos (…..) vamos assinar” o texto para que se tenha “como Lei da República, publique-se y execute-se”, anunciou Ortega, após referendar a Lei  que, segundo disse, entrará em vigor imediatamente após sua publicação do Diário Oficial, o "La Gaceta".

A construção do canal - sonho que a Nicarágua persegue desde sua independência - também era um projeto do herói anti-imperialista  Augusto César Sandino (1895-1934), destacou Ortega.

Sandino dizia que a “la unidad latinoamericana por la defensa de nuestros pueblos pasaba por la construcción de ese canal por Nicaragua”, afirmou Ortega.

O projeto, aprovado pelo Congresso no último dia 4 de julho, propõe a abertura de um canal por qualquer das seis rotas possíveis de mais de 200 km que serão determinadas por um estudo de viabilidade.

Segundo estimativas do governo, o canal custará cerca de 30 bilhões  de dólares que serão financiados por países que apresentaram interesse na execução d obra, como Russia, China, Brasil, Venezuela, Japão e Coréia do Sul.

Nenhum comentário: