11.9.13

O HISTÓRICO DOCUMENTÁRIO DO ENCONTRO ENTRE ALLENDE E FIDEL

postagem original da Revista mexicana PROCESO
Fidel e Allende.  Diálogos.  Foto: AP
Fidel e Allende. . Diálogos 
Foto: AP
O cineasta chileno Alvaro Covacevich filmou em novembro de 1971 um diálogo entre a Salvador Allende e Fidel Castro, durante a visita que este efetuou a Santiago. O filme, apesar de ter sido lançado em Paris, teve muito pouca cobertura. Os presidentes do Chile e Cuba discutiram vários temas, incluindo a ameaça que pairava sobre o regime da Unidade Popular, ameaçada pela oligarquia local e pelos Estados Unidos. Allende, enfático, disse: "As pessoas que estão no governo, se eles conseguirem eles não vão conseguir, derrubar este governo, Chile cairia no caos, a violência e o conflito fratricida." Aqui, alguns fragmentos dessa conversa memorável intitulado American Dialogue.
Em 10 de novembro de 1971 o primeiro-ministro cubano Fidel Castro Ruz foi a Santiago para uma visita ao Dr. Salvador Allende, presidente democraticamente eleito do Chile. A viagem, inicialmente prevista para 10  dias, acabou estendendo-se para três semanas.
O cineasta Alvaro J. Covacevich reuniu os dois líderes e filmou a conversa, criando o documentário intitulado "O diálogo americano".
Estréia mundial em Paris em abril de 1972 que "o testemunho da luta para o processo chileno" foi apresentado pelo poeta Pablo Neruda e o mímico francês Marcel Marceau "como a ideologia histórica do governo da Unidade Popular. "Naquele ano, os críticos chilenos deram o prêmio de Melhor Filme, e também recebeu o Grande Prêmio Especial no Festival Internacional de Yoshiart, na União Soviética.
Nathaniel Davis, embaixador dos EUA Richard Nixon servindo naqueles dias, descreveu a visita como "uma demonstração extraordinária de turismo high-end, mal disfarçado intrusivo ... um circo."
***
Presidente Allende, é falado não só no Chile, mas em todo o mundo, de "via chilena". Como você definiria esse processo político que tem sido chamado de "via chilena"?
Allende: Na verdade, o nome da rua Chile poderia dizer que é quase um exagero. Mas eu acho que mais do que tudo tende a dignificar algo que você concorda com a nossa realidade, a nossa história ea nossa tradição. Povos que lutam têm, é claro, que se adaptam às suas táticas realidade e estratégia deve levar à sua transformação.
"O Chile, por sua natureza, sua história, é um país onde as instituições burguesas totalmente trabalhado e onde as pessoas dentro desta legalidade burguesa, sacrifício vem avançando e obtendo conquistas. Ele foi concientizándose, percebendo que não está dentro dos regimes capitalistas reformistas ou onde Chile vai atingir o tamanho de independência econômica do seu próprio país e capaz de atingir níveis mais elevados de vida e existência.Considere, então, que o Chile tem condições diferentes para outros países ... o Congresso chileno tem 161 anos de operação ininterrupta.
(Imagem de Pinochet aparece em preto e branco)
"Eu quero ver o que as forças armadas chilenas são as forças armadas profissionais, que ao longo de sua história tem sido deixado de fora da acção política completamente. Finalmente e mais importante, a classe trabalhadora tem estado ativamente envolvido diretamente na formação da consciência e das lutas populares. Nós dissemos que a revolução chilena é o pluralismo, a democracia ea liberdade. Cada um desses aspectos teria que aprofundá-la, você entende (diz Fidel) ... No entanto, o fator-chave (levanta a mão) é e sempre será, a classe trabalhadora e sua unidade. (...)
"Obstáculos, nasceu? Quem? Primeiro, uma oligarquia com experiência suficiente, inteligente, muito bem defender os seus interesses e tem o apoio do imperialismo, dentro de um quadro institucional onde o Congresso tem peso e autoridade, onde o governo não tem maioria. A partir daí, então você está dificuldades muito graves. Eles fazem o processo revolucionário chileno no âmbito desta lei são a cada dia ea cada momento os obstáculos ao progresso ...
"As dificuldades, no nosso caso, está relacionado com o que? Com a liberdade de imprensa, que é muito mais do que uma imprensa livre, é uma libertinagem da imprensa. Deforma, mentiras, calúnias, distorcidas. Os meios de comunicação disponíveis (a oligarquia) são poderosos; jornalistas ligados aos interesses nacionais e estrangeiros, e não só reconhecer, mas deformado, mais uma vez, as nossas iniciativas ... "
Castro: estas dificuldades são formidáveis ​​...
Allende: E é avançado, eu disse cobre é nosso é nosso ferro, salitre é a nossa, o aço é nosso. Ou seja, recursos básicos, temos conquistado. (...) Olha, Fidel, lá (em Cuba) também controlava o imperialismo terra ...
Castro -. Cobre a nossa é de cana. E a cana é cultivada nas melhores terras eram da United Fruit Company e inúmeras outras empresas norte-americanas, para que a nossa Lei de Reforma Agrária nos faz imediatamente bater contra os interesses imperialistas. (...)
-Após a Presidente, com a visita do primeiro-ministro Fidel Castro, tem havido um aumento na adverso aos seus setores do governo ...
Castro: (interrompe, irônica) tão bem Olha como chamam, os setores adversos!Imprensa é que você está falando? (Allende risos).
-É a imprensa objetivo, comandante, você quer fazer uma pergunta ...
Castro: E você acha que se destina a chamar a finesse de modo antitético a este processo?
"É por isso que eu só queria chegar à pergunta, o que você acha, o presidente, que ocorreria se a contra-revolução no Chile chegando?
Allende: Primeiro, eu acho que é interessante notar como você disse, Augusto Olivares, que se intensificou o processo, com a presença de Fidel. É lógico.
Castro: Então eu tenho que me culpar, certo?
Allende: Não. Mas você sabe o que significa a presença de Cuba e Fidel Castro no Chile. Eles estão conscientes de que é o sangue do processo revolucionário latino-americano vida. (...) Os revolucionários nunca geraram violência. Eles foram os setores e grupos atingidos pela revolução que geram a violência contra a revolução. (...)
"Bem, mas voltando para retomar a curiosidade de Augusto Olivares, mesmo que sempre tivemos em mente que o contador pode subir. E na frente dele, qual é a resposta? A resposta do povo organizado, disciplinado, Unidade Popular, a lealdade das forças armadas e das forças policiais sentido respeitoso tradicional usando a lei. Somos conscientes também de que o processo chileno é irreversível, eu insisto ... A aldeia está no governo, se eles conseguem eles não vão conseguir, derrubar este governo, Chile cairia no caos, a violência, ea fratricídio.
Castro: E o fascismo.
Allende: Ah, é claro! Imperialismo que está por trás e está por trás de todos os processos para quebrar a revolução e as mudanças significam derrota no Chile não será capaz de desembarcar. No Chile não vai intervir fisicamente, mas procurar outras maneiras ...
"Eu sou um lutador de toda a minha vida eu dediquei o meu esforço e minha capacidade de tornar possível o caminho para o socialismo, e cumprir o mandato que o povo me deu. Eu vou cumpri-lo implacavelmente. Vai cumprir o programa que nós prometemos para a consciência política do Chile. E para aqueles que sempre desencadeou a violência social, se a violência política desencadeada, se o fascismo pretende utilizar os meios de comunicação que varreram sempre aqueles que procuravam fazer uma revolução, você vai encontrar a resposta e minha decisão nossa implacável.
"Eu vou terminar quando o presidente cumprir o meu mandato (levante a mão, fazer um punho). Eles vão ter que me atirar para a morte, como eu disse ontem, parar de agir! Eu não defendo uma causa pessoal, defender o povo do Chile em seu anseio apenas para fazer as transformações que lhes permitam viver com dignidade, com uma sensação de distinta nacional e fazer do Chile um país independente do seu próprio destino. "
Castro: Eu admiro que a declaração de vocês, realmente parabéns e tenho certeza que vai ser uma bandeira para os povos, porque onde os líderes estão dispostos a morrer, as pessoas estão prontas para morrer. E dispostos a fazer o que for preciso. E isso tem sido um fator essencial em qualquer processo político revolucionário ...
Allende: Não há outra possibilidade. Também quero fazê-los compreender que este não é o julgamento de um homem, este é um povo consciente são líderes que sabem como continuar o caminho em caso de algo acontecer. Temos nós a presença de trabalhadores as principais empresas que atuam nos ministérios ... Central dos Trabalhadores é um pivô na frente do partido, a Unidade Popular no processo e, portanto, não é uma base de apoio que é pessoas. E que você sabe perfeitamente bem que ele é invencível. (...)
"Agora não é o momento de genocídio que o mundo rejeita. E a consciência do povo subirá a qualquer ameaça ".
Castro: Nós podemos levantar 600 mil homens em armas em questão de horas. (...)
- E você, presidente, esta duas pessoas que são processo revolucionário antes de a foto de uma América Latina explorada?
Allende: Cuba e Chile são a vanguarda de um processo de se juntar ao resto da América Latina e eu diria que mais do que isso, o resto dos povos explorados do mundo. Mas a América Latina não pode permanecer apenas o continente da esperança.
"Você tem que imaginar o que o gap e as diferenças entre nossos países economicamente dependentes, passando por política, dos países capitalistas industriais dos países socialistas. Na América Latina não pode continuar a existir brutal diferença proprietário de uma minoria de poder e riqueza, e as grandes massas, independentemente da cultura, saúde, moradia, alimentação, descanso, lazer ... America América tem a oportunidade de estar presente no momento em que o mundo rangidos. Flexões economicamente, moralmente, politicamente.
"Por isso, em seguida, as reservas deste continente será expressa quando as pessoas atingem as possibilidades de intervir, quando as pessoas vêm para o governo, quando arrasou as velhas oligarquias, cúmplices do imperialismo e quando, sem dúvida, tem uma voz da América América, vila continental, conforme indicaram os heróis da nossa independência ...
"Povos explorados do mundo estão conscientes do seu direito à vida e, portanto, o confronto está além da nossa fronteira e vai no sentido universal.Mas a América Latina, um dia, voz pertence a um povo, até hoje apresentada, para ser a voz de um continente livre da manhã. "

Nenhum comentário: