30.3.12

David Capistrano Filho tem sua trajetória contada em vídeo

via blog do Zé

Com trechos editados com fala do próprio David Capistrano da Costa Filho e outros de pessoas falando sobre ele, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, com apoio do Ministério da Saúde, está divulgando um vídeo com a história deste nosso companheiro, que foi prefeito de Santos e tinha, como maiores paixões na vida, a família, a política e seu trabalho como médico sanitarista.

O vídeo faz parte, também, da divulgação da Política Nacional de Humanização (HumanizaSUS), um conjunto de diretrizes e propostas para humanizar a gestão da saúde, elaborado a partir de um amplo debate entre diversos órgãos do Ministério da Saúde e representantes de secretarias estaduais e municipais da área.

Entre as medidas tomadas para divulgar essa política, há o Prêmio da Política Nacional de Humanização David Capistrano, que visa o incentivo de experiências que dignificam a saúde pública e valorizam o usuário e o trabalhador do setor. O prêmio recebeu este nome em homenagem ao David, médico sanitarista, como eu disse, jornalista e também ex-prefeito de Santos.

Ele dedicou boa parte de sua vida ao trabalho como consultor do Ministério da Saúde, no qual questionava, fomentava e incentivava o debate sobre a reforma sanitária e defendia a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS). Este vídeo sobre sua trajetória merece ser visto e compartilhado. E, por isso, recomendo aqui que o assistam.


Nenhum comentário: